A expectativa é que, ainda nesta semana, todas as câmeras estejam instaladas e em funcionamento. Equipamentos contribuirão com o combate à criminalidade no município
Pirapozinho é a cidade mais monitorada do Oeste do Estado, segundo o delegado de Polícia Civil do município, Rafael Galvão. Isso porque, na última sexta-feira (06), a Associação Comercial e Empresarial (ACE) oficializou a doação de 20 câmeras de monitoramento e uma televisão de 49 polegadas em cerimônia realizada na sede da entidade, que contou com a presença de autoridades locais e de comerciantes. Os recursos auxiliarão no combate à criminalidade e nos serviços de investigação da Corporação. Estima-se que o investimento por parte da ACE alcance os 60 mil reais.
As vinte câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em dez pontos estratégicos do município: nos dois trevos da cidades, com destino a Presidente Prudente-SP e ao Paraná; nas saídas para Narandiba-SP e também para a Rodovia Assis Chateaubriand (próximo à empresa Naturafrig); nas praças Manoel Marques Silva e Padre Hilário Pierik; nas ruas principais do Centro, Tiradentes e Rui Barbosa; e nas entradas dos bairros Jardim Natal Marrafon e Vila Santa Rosa. A expectativa é que ainda esta semana todas elas estejam em funcionamento. “Vale ressaltar que cada ponto é um parceiro da iniciativa. Temos pessoas que cederam o local, energia, e, na maioria das vezes, a internet para o funcionamento”, completa o presidente da ACE, Valdir Assef.
A partir de agora, por meio das câmeras, será possível reconhecer todos os carros e pessoas que entrarem na cidade, por meio das placas e também da identificação facial. O acesso às imagens será na delegacia. Cada ponto de monitoramento contará ainda com dispositivos DVR, que permitirão armanezamento das imagens por 30 dias, e nobreak, capaz de fornecer energia elétrica em situações de emergência. “Somos a cidade mais monitorada da região, com toda a certeza.”, afirmou Galvão.
Também de acordo com ele, a ação é ainda pedagógica e preventiva. “O cidadão sabe que tem a câmera e, por isso, não comete o crime. E, se cometer, será identificado e punido”, pontuou.
De acordo com o delegado, a ideia do uso das câmeras surgiu após um furto recente. Para auxiliar nas investigações, ele conta que a equipe da Polícia Civil foi buscar câmeras que haviam na cidade, porém elas não funcionavam. Ele procurou então o presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg), Ademir Aparecido Alves, que fez o direcionamento à ACE.
O presidente da ACE, Valdir Assef, disse que a preocupação dos associados e da diretoria da entidade com relação aos delitos cometidos no município, principalmente furtos, é antiga. “A ideia já existia, porém faltava alguém com vontade para nos ajudar”, salientou.
O prefeito de Pirapozinho, Orlando Padovan (DEM), parabenizou a ACE e a Polícia Civil e colocou a Prefeitura à disposição para colaborar com a iniciativa. Ele afirmou ainda que quem ganha com a doação é a própria população, em segurança. “Embora tenhamos baixos índices de criminalidade, precisamos cuidar. Os crimes acontecem quando menos se espera”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Lucas Padovan (PSL), também presente, parabenizou as entidades e se colocou à disposição para somar forças junto aos demais vereadores presentes.
O presidente da ACE agradeceu ainda a presença das autoridades locais. “Sabemos que vocês estão preocupados com aquilo que é bom”, concluiu.
Drone
No final de dezembro do ano passado, a ACE doou também um drone, um notebook e a capacitação dos membros da Corporação para o uso do equipamento. Desde lá, as câmeras de monitoramento estavam em fase de cotação pela entidade.
Serviço – A instalação das vinte câmeras de segurança doadas pela Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho à Polícia Civil teve início na última sexta-feira (06) e a expectativa é que ainda esta semana todas estejam em funcionamento no município.
Escrito por