Associação Comercial e
Empresarial de Pirapozinho

Nossa História

Fundada oficialmente em 11 de julho de 1986, atualmente, a ACE conta com mais de 600 associados, dentre empresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores, microempreendedores individuais, profissionais liberais, autônomos e agricultores.

A iniciativa surgiu no ano de 1985, em um das reuniões do Rotary Club de Pirapozinho. O presidente da gestão 1985-1986, Gervásio Menosse, conta que a ideia foi de um companheiro do Club, que colocou, como uma das metas dos serviços profissionais, criar uma Associação Comercial para Pirapozinho. “Acreditei que aquela era uma ideia que não poderia que ser colocada em prática”, conta Menosse.

Em seguida, foram realizadas reuniões para discussão da proposta, que contaram com a presença de comerciantes associados a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente. Em menos de um ano, foi eleita a primeira diretoria e em 11 de julho de 1986, a, na época, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pirapozinho (Aciap) estava oficialmente fundada.

O primeiro presidente da entidade foi o empresário Fernando Vicente Vieira. Um dos seus primeiros desafios foi onde e como instalar a sede da entidade. Na falta de opções, ele optou por funcionar a Associação na própria empresa, com móveis e materiais de trabalho emprestados. “Eu tinha um cômodo, uma salinha, na Casa do Lavrador [na época de propriedade de Fernando], adaptamos essa salinha para a Associação. Nesse cômodo não pagávamos aluguel, telefone, luz e energia”, afirma o ex-presidente.

Após um período utilizando este espaço houve a necessidade de mudança de local, desafio para o próximo presidente, Gervásio Menosse. Ele conta que, na época, Fernando teve problemas pois muitas pessoas confundiam a Associação com a Casa do Lavrador, por funcionarem no mesmo prédio. “Tinha gente que dizia assim ‘eu estou negativado na Casa do Lavrador’ e não entendiam que era no SCPC, serviço já oferecido pela entidade na época”, conta Menosse.

Após a primeira, a Associação teve então mais duas sedes, ambas alugadas e com pouca estrutura física. Na terceira sede, alguns serviços agregados deram força à Associação junto aos consumidores. São conquistas deste período a informatização da entidade, que passou a oferecer diversos serviços aos associados, e os convênios médicos e de saúde. “Com o aumento dos serviços, aumentávamos também o número de associados. Passamos a ter vários associados porque queriam participar do grupo”, afirma Lonchiati.

Após 14 anos de luta em prédios alugados, em julho de 2000 veio a mudança para o prédio atual. Conquistar uma sede própria era o sonho da diretoria da Associação Comercial, além, de muitos associados que acreditavam na força da entidade. O sonho começou a virar realidade quando três locais em Pirapozinho foram cogitados como a possibilidade de sede da ACE.

O presidente em exercício na época era Luiz Roberto Videira. Ele conta que, ao mudar a sede, a Associação conquistou a visibilidade de muitos empresários da cidade. A nova sede era um antiga casa da cidade e para que ficasse mais comercial foram feitas algumas alterações. “Este novo prédio, era uma casa com muitos cômodos. Tivemos que fazer algumas modificações para entrar lá e atender os associados”, conta Videira.

Logo após alguns anos na nova sede, ocorreu a reforma e construção da área externa da ACE, para que pudesse atender melhor os associados. “A Associação não tinha uma sala pra gente fazer reuniões e os cursos. Fizemos então um salão de reuniões e uma área de lazer. E de lá pra cá tivemos muitos cursos para os empresários e funcionários em parceria com o Sebrae”, lembra o ex-presidente Luiz Carlos Anadão.

Em meados de 2008, na gestão do presidente Valdir Assef, foi realizada uma reforma ampla, que deixou a sede da maneira que conhecemos atualmente. A modernização da ACE se deu com a evolução do tempo. “Quando eu assumi, a Associação ainda era analógica. Coube a mim fazer essa mudança. Primeiro reformamos a sede, equipamentos e evoluímos de acordo com as necessidades. Tudo mudou nos últimos anos, o comércio também mudou. Antigamente era tudo muito manual e nós tivemos que acompanhar as mudanças dos tempos. Tiveram que se adequar a realidade da informática”, afirma Assef.

Fomento ao comércio regional

Ao longo dos últimos 30 anos, a Associação Comercial sempre se empenhou na realização de campanhas comerciais. No início, sorteavam-se pequenos brindes, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Tudo dentro da limitação de cada época. De lá para cá, as campanhas cresceram e, atualmente, o comércio de Pirapozinho realiza o sorteio de prêmios maiores, como um carro 0km. Como grande incentivadora do comércio local, a ACE realiza campanhas promocionais com o objetivo de unir forças junto aos comerciantes para atrair e beneficiar o consumidor com ofertas e o sorteio de prêmios. Há quem diga que ninguém dá mais prêmios que o comércio de Pirapozinho.

Nos últimos anos, foram realizadas, ao todo, pelo menos dez campanhas promocionais por ano. Todos os anos, em março, a Associação reúne os associados para um coquetel onde são apresentadas as campanhas comerciais que serão realizadas até janeiro do próximo ano. “No início do ano a gente lança a campanha. Aqueles que aderirem, já estarão aderindo a todas do pacote. Aqueles que não aderirem, é vendido, separadamente, ao decorrer do ano”, acrescenta o presidente Valdir Assef.

Compromisso social

Com objetivo de incentivar os seus associados a praticarem a responsabilidade social em suas empresas e também fora delas e contribuírem com ações que beneficiem as entidades locais, a Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho promove ainda campanhas e disponibiliza informações para quem pretende contribuir solidariamente. As campanhas mais conhecidas são a Árvore da Solidariedade e a Troco Solidário, que beneficiam entidades como o Asilo Vicentino Lar Nossa Senhora da Penha, a Casa da Criança e do Adolescente, a Pastoral da Criança, a Pastoral Social, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o Projeto Criança Esperança e a Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente

O presidente Valdir Assef ressalta a importância deste envolvimento da ACE e dos seus associados em prol de causas sociais. “A participação dos empresários em campanhas dessa natureza é muito importante, porque além de contribuir para uma causa social, é a oportunidade de demonstrar efetivamente a sua responsabilidade e preocupação com a sociedade que afinal é quem mantém a nossa atividade empresarial”, salienta.

“O principal objetivo da ACE é manter os empresários associados com a finalidade de se alcançar o desenvolvimento de toda a classe, seja através dos serviços disponibilizados, dos convênios mantidos, da participação e colaboração com as entidades sociais, culturais e educacionais da nossa cidade e das promoções comerciais propriamente ditas que são realizadas de maneira pontual”. – Valdir Assef (Presidente, 2008-2015)