Um gesto que faz diferença, traz felicidade, empatia, além disso, ensina as crianças a fazerem o bem e a despertar gestos de solidariedade, amor ao próximo e aproxima-se mais a comunidade em torno do bem comum para um ambiente fraterno. É assim que a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pirapozinho, já se prepara para realizar a 12ª edição da Árvore da Solidariedade”.
A campanha, que envolve entre crianças e empreendedores mais de 450 pessoas, será nos dias 16 e 17/11, no Salão de Eventos do Clube da ACE Pirapozinho e que ainda conta com a participação do Fundo Social de Solidariedade.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Pirapozinho, Julio Cesar de Moraes, a atividade envolverá vários segmentos da sociedade pirapozense em prol à entrega de presentes para as crianças do município. “Teremos a participação da Escola Centro Educacional Pé de Moleque, as entidades: Minha Casa e Casa da Criança e Adolescente, alunos da APAE e jovens do projeto Criança Esperança e, ainda contamos com empreendedores de segmento comercial, industrial e prestador de serviço que aderiram a Campanha da Árvore da Solidariedade”, explica o dirigente da ACE.
Durante a entrega dos presentes haverá momentos de recreação, participação do Papai Noel e distribuição de lanches. “Muita alegria, união e o espírito natalino não faltarão nestes dois dias de Árvore de Solidariedade”, frisa Julio de Moraes.
O projeto e a experiência
A medida em que aproxima-se a época da ano em que a magia de gestos fraternos, de carinho e ajuda mútua se torna evidente e com maior êxito, a ACE Pirapozinho quer levar momentos como esses para as crianças e, a Árvore da Solidariedade é um projeto que dedica uma atenção toda especial e resgatam valores despercebidos ou esquecidos em nossa comunidade.
Antes de se tornar a troca de presentes uma forma mágica e única, tanto os doadores dos presentes, como aqueles que receberão, ambos fazem uma interação por meio de cartinhas, cujo objetivo é se conhecer através de palavras.
“No ato de escrever, as crianças expressam seus sentimentos, desafios e mantém um contato. Com base no que eles escrevem e de forma aleatória já com nomes e idades já identificadas, fazemos uma troca de cartas. As crianças contam o que gostariam de ser presenteados e os doadores interagem perguntando sobre o que gostam, onde moram, suas necessidades, fazendo um elo de amizade”, expõe o diretor da ACE.
A coordenadora da 12ª edição do projeto, Mariana Medeiros, vê com otimismo e boas expectativas em relação às atividades, haja visto, que foram dois anos sem a realização do gesto concreto na cidade, por conta da pandemia.
Ela fala que é uma campanha muito especial, que envolve a todos e deixa um legado positivo a todos que participam. “Poder contribuir através de gestos de doações de brinquedos ou ainda, aquela que será presenteada, é ser solidário e traz sentimentos de gratidão e, isso são atitudes valiosas que a nossa Associação Comercial prioriza”, aponta com alegria a coordenadora do projeto.
“A Árvore da Solidariedade visa transformar de dentro pra fora. Quando ensinamos as crianças têm um efeito ainda maior, pois constrói valores que serão levados para toda a vida e promove prática mais humana e generosa”, finaliza Mariana Medeiros.
Serviço: A Árvore da Solidariedade será nos dias 16 e 17/11 em dois períodos: a etapa inicial será a partir das 09h e o segundo momento será às 14h. no Clube da ACE Pirapozinho, na Rua Castro Alves, 832, no Centro de Pirapozinho.
Escrito por