O ano de 2022 chegou e com ele, surgem dúvidas, questionamentos e nos deixam com olhares voltados para novas oportunidades, como lidar com os desafios e como alavancar resultados. Nesse sentido, e com objetivo de traçar competências e habilidades para os empreendedores e empresários de Pirapozinho, a Associação Comercial e Empresarial de Pirapozinho, realizou no dia 06/01, uma palestra, com o Fábio Nogueira, consultor organizacional e professor da Fundação Getúlio Vargas que, abordou a temática “As Competências dos Líderes para 2022”.
Dentre as capacidades necessárias foram abordados três pontos importantes que os empresários, empreendedores e profissionais possam aproveitar nesse ano e que, de acordo com professor, serão imprescindíveis no mundo dos negócios. Os eixos são: “a transformação digital que aconteceu na pandemia; a autogestão, ou seja, a capacidade que as pessoas tem de trabalhar com o mínimo de autonomia; e gestão de pessoas, perceber às necessidades de cada indivíduo”, pontua Nogueira.
“A psicologia nos ensina que uma pessoa muda de habito em 90 dias. Nós estamos na pandemia há dois anos, ou seja, muitos hábitos mudaram. Hoje precisamos entender o contexto para a área comercial. O comportamento do consumidor mudou e as exigências e as formas de comercializar também”, afirma.
Durante o discorrer da palestra, o professor especifica cada deles. O primeiro desse ciclo de competência que é a transformação digital, ele enfatiza que, essa alteração tecnológica “não é apenas fazer post, não é apenas ter um canal no Youtube. Transformação digital é aprender a fazer negócios, movimentar-se no mundo digital. Não é apenas vender, mas manter um relacionamento com o meu cliente.”
Nogueira afirma que, é necessário encontrar novas formas de fazer as coisas acontecerem. Entender o comportamento é um dos passos para seguir esse caminho. “Somos desafiados a quebrar paradigmas frente à transformação digital, precisamos desenvolver novas estratégias.”
O segundo desenvolvimento é a autogestão. Essa característica é fundamentada em tomada de decisões que é distribuída de maneira mais uniforme entre os colaboradores. “As pessoas têm mais autonomia operacional, capacidade de trabalhar sem depender do seu chefe ou uma equipe de trabalho.
Assim, “estabeleço capacidade para gerir negócios, habilidades e atitudes que são assertivas para as vendas. Portanto, a autogestão é fundamental para que haja um dinamismo”, conclui o docente sobre essa estratégia.
Encerrando o período da palestra, Fábio apontou a terceira estratégia de competência que baseia-se na gestão de pessoas. Segundo ele, esse direcionamento ligado às pessoas, “nunca sairá de moda e, precisamos entender e conviver com esse processo.”
“Nós enquanto líderes temos que aprender com todas as gerações, ter uma forma de relacionamento. A gestão de pessoas é grande desafio para conseguirmos para gerar resultados e, isso é fundamental pois, é o novo ciclo da economia”, finaliza.
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